Portal de Notícias Jornal Aviação
Política

Governo do Estado do RJ se reúne com trade turístico para debater política de segurança do setor

Ações de melhoria e fortalecimento da política de segurança turística nas principais áreas da capital, nas vias de acesso ao aeroporto Internacional do Galeão e na Lapa são algumas das prioridades

O Conselho Estadual de Segurança Turística do Estado do Rio de Janeiro (Consetur) se reuniu duas vezes nesta semana (dias 5 e 7 de junho), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para debater ações de melhoria e fortalecimento da política de segurança turística nas principais áreas da capital e nas vias de acesso ao aeroporto Internacional do Galeão. O objetivo é consolidar um trabalho conjunto entre a iniciativa privada, a prefeitura do Rio, e o governo do Estado, através das secretarias de Turismo, Governo, Polícia Militar, Polícia Civil e Defesa Civil em ações de impacto no segmento turístico.

Nos próximos dias, a equipe do Conselho vai tentar viabilizar um pedido dos comerciantes e empresários da Lapa, que é a extensão do horário do projeto Segurança Presente, iniciativa de sucesso, que vem inibindo a atuação da criminalidade no bairro, muito procurado por turistas que exploram a vida noturna carioca.

Outra meta de planejamento, é alinhar com o RioGaleão uma reunião de trabalho, para detalhamento de algumas ações iniciais, entre elas, a possibilidade do apoio do Batalhão de Atendimento ao Turista (BPTur) no reforço à segurança no entorno do Galeão, em parceria com o Batalhão de Operações em Vias Expressas (BPVE).

– Esses encontros marcaram a busca de soluções de gargalos das áreas turísticas, envolvendo questões relacionadas à segurança e à ordem pública, em especial, nos locais de grande circulação e acesso aos atrativos do Rio de Janeiro. Saímos dessas reuniões mais fortes, com alguns deveres de casa, e convictos que estamos no caminho certo para consolidar o Rio de Janeiro como principal destino turístico do Brasil e um dos mais procurados do mundo – explicou o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida.

Na reunião, foram apresentados alguns dos principais investimentos que estão sendo feitos em tecnologia e inteligência no combate à violência, como o novo sistema de alerta do 190, o sistema de monitoramento urbano com reconhecimento facial e câmeras nas vias expressas com leitura de placas de veículos, entre outros.

– A oferta de um serviço de excelência de segurança pública é fundamental para o desenvolvimento do turismo, sobretudo num estado como o Rio de Janeiro. A Polícia Militar vem trabalhando em conjunto com outras forças de segurança e com as prefeituras. Criamos programas de segurança específicos para atender essa demanda e desenvolvemos aplicativos voltados para o turismo, como, por exemplo, o RJ 190 disponibilizado para outros três idiomas, além do português – inglês, francês e espanhol – explicou o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires.

Segundo Patricia Alemany, delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento ao Turista (DEAT), as reuniões do Consetur demonstram o compromisso das autoridades com o bem-estar daqueles que vêm ao Rio de Janeiro. Sobre as questões de segurança na Lapa e seu entorno, a delegada reforçou o uso dos canais de denúncia de forma segura, a ampliação da instalação de câmeras de monitoramento, envolvendo os estabelecimentos comerciais, além de uma capacitação com orientações de segurança para os turistas.

– A reunião do Consetur congrega todas as instituições, envolvendo tanto o poder público quanto à iniciativa privada, do Estado e do município do Rio, em prol da segurança turística. Precisamos estar cada vez mais próximos e unidos, resolvendo essas questões, que são de suma importância para o desenvolvimento do turismo do Rio de Janeiro. Acho que algumas dessas propostas podem solucionar de maneira rápida e objetiva os gargalos levantados aqui hoje – acredita a delegada.

Também estiveram presentes às reuniões Nilo Sérgio Felix, subsecretário de Estado de Turismo; Charbel Zaib, subsecretário de Estado de Turismo; delegado Pedro Medina, subsecretário de Polícia Civil; Tenente-Coronel da PMRJ Daniele Neder, comandante do BPTur; Tenente Coronel da PMERJ, Priscilla Azevedo; Ronaldo Medeiros, coordenador da Secretaria de Estado de Governo; Bruno Kazuhiro, subsecretário de Turismo do município do Rio de Janeiro; Julio Rocha, deputado estadual; Luiz Strauss, presidente ABAV-RJ; José Domingo Bouzon, vice-presidente do Sind Hotéis; Pedro Guimarães, presidente do Apresenta RJ; Fernando Blower, presidente do Sind Rio e Rafael Cardoso, diretor Sind Rio.