Portal de Notícias Jornal Aviação
Tecnologia

Não plugue o seu telefone em postos de carregamento de aeroportos, diz FBI

Segundo a agência americana, os hackers descobriram como se infiltrar nos celulares por meio de estações de carregamento, e podem introduzir vírus no aparelho, ou controlar seu software

O aviso é claro: não plugue o seu celular na entrada USB de estações de carregamento de aeroportos, hotéis, shoppings, bares ou restaurantes. O órgão de segurança americano diz que cibercriminosos já são capazes de invadir o aparelho usando essa conexão, relata o Business Insider.

Segundo o escritório de Denver, o usuário deve andar com o seu próprio carregador e daí ligá-lo em uma tomada, em vez de acoplar em uma entrada USB pública.

O FBI não é a única agência a alertar sobre esse tipo de ataque hacker: e, 2021, a Federal Communications Commission já havia emitido um alerta sobre crimes via carregadores.

“Um malware instalado por uma entrada de USB “contaminada” pode travar o aparelho ou exportar informações e senhas diretamente para o criminoso. Depois, ele pode usar essas informações para acessar contas online ou vender para terceiros”, dizia a comissão na época.