Especialistas asseguraram: IA não deve substituir pilotos tão cedo, mas já está sendo usada na aviação em outras funções
Pode ser que os aviões não sejam pilotados por inteligência artificial (IA) tão cedo, mas a tecnologia já está mudando como as companhias aéreas operam.
Nomes do setor se reuniam na 80ª reunião da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) em Dubai (Emirados Árabes) na segunda-feira (3) para discutir as aplicações da IA na aviação nos próximos anos.
As empresas concordam que não, a IA não substituirá os pilotos, mas a tecnologia já está ajudando a se comunicar melhor com passageiros e melhorar o fluxo dos aeroportos.
IA já está beneficiando a aviação
O evento discutiu novidades do setor de aviação, incluindo o que a IA pode acrescentar. Como lembrou o TechXplore, as companhias aéreas e outras empresas do setor se acostumaram às baixas margens de lucro e, agora, veem a tecnologia como uma forma de aumentar produtividade.
Geoffrey Weston, consultor-chefe do setor aéreo da empresa norte-americana Bain & Company, explicou a ideia:
Quando você tem muita incerteza… o que a IA é realmente útil é acelerar enormemente a entrega das informações certas às pessoas certas o mais rápido possível.
Geoffrey Weston, consultor-chefe do setor aéreo da empresa norte-americana Bain & Company, em entrevista ao TechXplore
Já o especialista aeroespacial Jerome Bouchard afirmou que, à medida que as viagens de avião voltam a crescer, uma das prioridades é reduzir o tempo de espera.
Ele menciona o uso de reconhecimento facial na área de segurança dos aeroportos, mas que isso exige esquema de coordenação e sincronização de dados – algo que a IA pode ajudar.
Comunicação e logística são o foco da tecnologia
A Air France-KLM é uma das que já aderiu à IA. A companhia aérea está usando ferramenta que responde clientes em idiomas diferentes, a ser instalada no tablet dos agentes em aeroportos;
A novidade está prevista para começar a ser usada em 2025, no aeroporto Charles de Gaulle em Paris (França);
Já a empresa operadora de aeroportos Groupe ADP lançou programa que usa reconhecimento de voz para atender chamadas telefônicas ao aeroporto, reduzindo a quantidade de chamadas não-atendidas de 50% para 10%A intenção é agilizar processos de embarque e desembarque, bem como a logística do local.