Episódio causou uma morte e dezenas de feridos no mês passado
A Singapore Airlines ofereceu uma indenização aos passageiros feridos no mês passado durante um voo que enfrentou forte turbulência, que resultou em dezenas de feridos e uma morte.
Cada passageiro que sofreu ferimentos leves recebeu uma oferta de US$ 10 mil em indenização, enquanto aqueles que sofreram ferimentos mais graves foram convidados a discutir uma oferta, disse a companhia aérea nesta terça-feira (11) em um post no Facebook.
“Aos passageiros avaliados clinicamente como tendo sofrido ferimentos graves, necessitando de cuidados médicos de longo prazo e solicitando assistência financeira, é oferecido um pagamento adiantado de US$ 25 mil para atender às suas necessidades imediatas”, escreveu a companhia aérea. “Isso fará parte da compensação final que esses passageiros receberão”.
Além disso, todos os passageiros do voo SQ321 de 20 de maio de Londres para Singapura serão reembolsados do custo dos seus bilhetes, acrescentou.
O Boeing 777-300ER estava com cerca de 10 horas de voo e no meio do serviço de bordo quando sofreu turbulência enquanto sobrevoava a Bacia do Irrawaddy, em Mianmar.
Geoff Kitchen, um britânico de 73 anos, morreu devido a uma suspeita de problema cardíaco, segundo autoridades tailandesas. A aeronave foi desviada para Bangkok após o incidente.
A emissora Channel News Asia, com sede em Singapura, informou na semana passada que cerca de dez passageiros permaneceram em um hospital tailandês mais de duas semanas após o voo. Dois ou três foram levados para casa em ambulâncias aéreas.
O Advertiser, um jornal australiano, informou no domingo que um dos passageiros, Kerry Jordan, ficou paralisado do peito para baixo.
Dados do site de rastreamento de aviação FlightRadar24 mostraram que o voo mergulhou repentinamente e depois subiu rapidamente algumas centenas de metros, depois mergulhou e subiu novamente, antes de finalmente retornar à altitude de cruzeiro. Toda a interrupção durou cerca de 90 segundos, de acordo com os dados.
A turbulência ocorre quando um avião voa através de corpos de ar em conflito, movendo-se em velocidades muito diferentes.
O voo SQ321 provavelmente encontrou tempestades em rápido desenvolvimento no sul de Mianmar durante o período em que foi relatada turbulência extrema, de acordo com análise da CNN Weather.