Portal de Notícias Jornal Aviação
Notícias

Será que são as pessoas ricas as que mais esbanjam?

Amauri Jacintho Baragatti

Já se perguntou se as pessoas ricas realmente vivem uma vida pautada na ostentação de todos os bens? Para o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, ao contrário do que muitos pensam, pessoas que vivem em boas condições não são aquelas que gastam de modo descontrolado já que possuem muito dinheiro. Para falar a verdade, a maioria dessas pessoas bem-sucedidas sabem poupar as suas notas de modo que elas rendam em boa quantidade ao final do mês, e é justamente por isso que lhes falta nada, sabia disso?

Neste artigo, apresentaremos pequenos hábitos econômicos voltados às finanças das pessoas que fazem parte da alta sociedade. Logo, se você pretende administrar melhor o seu setor financeiro da mesma forma que as pessoas bem-sucedidas, de modo que consiga evitar os temidos apertos ao final do mês, que tal ler esse texto completo e bastante esclarecedor?

O dinheiro se adequa a quem sabe usá-lo

Conforme explica Amauri Jacintho Baragatti, o dinheiro não escolhe os seus donos, então não há qualquer motivo para se pensar que apenas as pessoas ricas podem obtê-lo e mantê-lo para o resto da vida. Pelo contrário, o dinheiro é um bem que se adequa a quem sabe usá-lo, isso quer dizer que se uma pessoa rica o possui em grande quantidade, mas gasta de maneira errada, em pouco tempo ela ficará falida. Em contrapartida, uma pessoa mais humilde pode ter em mãos o dinheiro e fazer bom jus, de modo que com o passar do tempo ele renda consideravelmente. Faz total sentido, não é verdade?

A seguir, você compreenderá 4 hábitos que as pessoas ricas tomam em suas vidas, e que demonstram que não são elas as que costumam esbanjar tudo o que possuem:

  1. Hábito da modéstia

O primeiro hábito que as pessoas de maior poder aquisitivo praticam é o da modéstia. Basicamente, empresários e pessoas totalmente famosas, como Mark Zuckerberg e Bill Gates, não vivem a vida comprando roupas e carros caros só para mostrarem o que possuem. Ao invés disso eles costumam comprar o básico e viver com produtos de boa categoria, porém sem qualquer ostentação. 

  1. Hábito do controle

O segundo hábito é o do controle. Conforme comenta o Dr. Amauri Jacintho Baragatti, pessoas ricas não possuem tanta ansiedade em comprar determinado produto só porque ele acabou de lançar nas plataformas. O que eles costumam fazer é ter total controle do que estão comprando, e consequentemente evitam as famosas dívidas no cartão de crédito.

  1. Hábito da economia propriamente dita

Além disso, existe a famosa prática da economia propriamente dita. Ao contrário do que muitos pensam, as pessoas que possuem dinheiro também guardam, investem e controlam cada centavo, dessa forma, fica muito mais fácil fazer com que o bem deles renda de modo mais rápido. E em alguns casos, é possível perceber que algumas dessas pessoas optam por separar parte da sua renda para um possível imprevisto.

  1. Hábito da diminuição do real valor

E para finalizar, um hábito que poucas pessoas conhecem, e que as pessoas bem-sucedidas costumam praticar, é o da diminuição do real valor. Conforme pontua Amauri Jacintho Baragatti, resumidamente, essa técnica consiste em ter um valor X e gastar como se tivesse apenas Y. Em outras palavras, se um indivíduo possui a renda de R$1.000,00, ele gastaria e economizaria como se tivesse apenas R$700,00. Mas e você, ainda acredita que a maioria das pessoas ricas ficam esbanjando o seu dinheiro?